Tarifas Decea
http://tarifas.decea.mil.br/Login.aspx
Departamento de Controle do Espaço Aéreo Força Aérea Brasileira
https://www.decea.gov.br/
AIS WEB - Fonte oficial de Informações Aeronáuticas do Brasil
https://www.aisweb.decea.gov.br/
Centro de Metereologia do Comando daAeronautica
https://redemet.decea.gov.br/
Tarifas Decea
http://tarifas.decea.gov.br/
Sigma - Plano de Voo Online
https://sigma.cgna.gov.br/slot/loginPage
Cenipa - Relatorios Finais
http://painelsipaer.cenipa.aer.mil.br/QvAJAXZfc/opendoc.htm?document=SIGAER%2Fgia%2Fqvw%2Fpainel_sipaer.qvw&host=QVS%40cirros31-37&anonymous=true&sheet=SH04
Acidentes Anac Aviacao em Geral
http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/gerenciamento-da-seguranca-operacional/relatorios-finais-de-investigacao
==============================
APP — Controla dentro da ctr e terminal.
Mas pode ter excecao como no caso do carlos prates que o app não controla, no caso coordenamos na frequências dos corredores.
afis é a radio - que pode ser comunicar dentro da atz - controla o circuito, pousos e decolagens, informa o aviso de trafego, vento, alt , etc
TWR — frequências da torre — ela vai te controlar… no solo ela fala em qual taxywy você vai livrar etc…
GNDC — Frequência solo….Solo puupu esta na taxywy (fox exemplo)solicita instruções para o taxy ate o pátio geral ou hangar por exemplo.
Na hora que eu for ligar ou desligar o avião eu tenho que pedir eles, ex:
Solo pampulha, puupu ta pronto para acionar solicita autorização para acionamento e seguir conforme o plano.
Solo pampulha puupu no patio geral ,ta pronto para o corte.
prates
atis - meteorologia do local, vento,
============================
AIC
Para saber se deve chamar o app ou outro órgão dentro da terminal, basta pesquisar no AIC(circular de informação do aeródromo) ou da área a região, pode se achar o AIC consultando na AIS WEB, vai estar no menu principal e clicar em Circular de Informações Aeronauticas (AIC)
Esse é o link https://www.aisweb.decea.gov.br/?i=publicacoes&p=aic
Um exemplo do texto é esse:
2 DISPOSIÇÕES GERAIS
2.3 O piloto em comando, quando pretender voar nas REA KILO, OSCAR, TANGO, UNIFORM e VICTOR deverá chamar o Controle Belo Horizonte na frequência 120.20 MHz e aguardar autorização.
Nas demais REA e na projeção vertical da TMA-BH1, As coordenações entre aeronaves deverão ser efetuadas na Frequência de Coordenação entre Aeronaves (FCA) 122.55 MHz. NOTA: Caso não seja possível estabelecer contato na frequência 120.20 MHz, alternar para a frequência 128.55 MHz.
===========================
AIP
Areas (scp)proibidas, (sbr)restritas, (sbd) perigosa
Ou seja, onde tiver uma marcação de rocha em circulo ou quadrados etc será uma observação daquela área, exemplo pode ser uma área restrita, perigosa e ate proibida de passar.
Para saber mais sobre essas restrições basta consultar a AIP pesquisando no google que vai aparecer a lista completa de letras e números dessas áreas. Exemplo para pesquisar no google, bastar digitar (AIP SBR 340)
Esse é um link que achei pesquisando, se mudar no futuro é so pesquisar novamente que mostrara o link atualizado.
https://www.aisweb.aer.mil.br/download/?public=4de876db-c031-452e...pdf...AIP...
Exemplo de sigla de proibições restrições etc.
ÁREA PROIBIDA
SBP 340 BETINGAS 1000ft ____GND Permanente
ÁREA PERIGOSA
SBD 374 OBSTÁCULO SBVT 8
AREA RESTRITA
SBR 380 TUPINAMBÁS
===================================